"

quarta-feira, 1 de abril de 2015

TOP PASTEL - Os 10 personagens e as suas mentiras

Posted by Pasteleiro On 13:45 0 comentários

As maiores mentiras dos filmes

Hoje é do dia da mentira, e nos da Pastelaria Filmes resolvemos fazer uma lista com os personagens mais mentirosos do cinema, e também o tipo de mentira que eles contam.
E claro que aqui tem muitos spoilers, por isso se arrisque por sua conta e risco.

1. A mentira para si próprio – Tyler Durden (Clube da Luta)




É duro quando chega um momento da sua vida que você não suporta encarar quem você é, ou a pessoa que você se tornou, nessa hora só existe uma solução, é mentir para si mesmo e criar uma outra personalidade responsável, um ser melhor que você, alguém que realmente tenha atitude e coragem para ser o que você não é. Foi isso que o protagonista do ótimo “Clube da Luta” fez, e por isso ele merece uma posição só dele na nossa lista.


2. A mentira dentro da lei – Mr. Orange (Cães de Aluguel)




Ser um policial infiltrado é um trabalho de risco, ainda mais dentro de um grupo de bandidos que conta com um psicopata como o Sr. Blond. Para piorar, imagine que no seu primeiro trabalho disfarçado algo saiu realmente errado e você tomou um tiro. É nessa situação que se encontra o nosso mentiroso número 2, o Mr. Orange, que após um assalto a uma joalheria se viu metido em uma das piores enrascadas que alguém pode estar, não é mesmo, Mr. Blonde?.


3. A mentira forçada – Os anciões da Vila (A vila)




Imagine crescer em uma comunidade isolada que não tem recursos e que ainda é cercada por monstros que devoram quem não respeita suas regras? Pois bem, essa é a trama do filme A vila, um terror ambientado numa época passada amedrontando camponeses e suas famílias, porém com um diretor como M. Night Shyamalan isso seria pouco para uma trama, e por isso acabamos nos deparando com uma das mentiras mais forçadas do cinema, que só nos é revelada no final, quando descobrimos que a história se passa nos tempos atuais, e as pessoas que moram a ali, são na verdade um grupo de pessoas reclusas que vivem em uma reserva protegida.


4. A mentira egoísta – Walter Keane (Grandes Olhos)




Pessoas cretinas existem em todos os lugares, porém são poucas que conseguem fazer isso com a maestria que Walter Keane faz em Grandes Olhos. O cara simplesmente rouba todo o trabalho da mulher na cara dura, e ainda transforma ela em uma espécie de escrava que deve ficar pintando mais e mais quadros, para melhorar a fama de pintor renomado que ele falsamente conseguiu.


5. A mentira por sucesso – Frank Abagnale Jr. (Prenda-me se for capaz)




Frank Abgadale é com certeza um dos maiores vigaristas que já existiu, tanto no mundo do cinema como no mundo real. Conhecido por ter aplicado diversos golpes e contar mentiras com uma firmeza quase irredutível, esse cara foi capaz de se passar por piloto, médico e advogado para conquistar as mulheres e também ganhar um pouco mais de dinheiro.


6. A mentira engraçada – Fletcher Reede (O Mentiroso)




Jim Carrey estava começando a ficar sem graça quando lançou o filme "O mentiroso", no qual faz o papel de um advogado de índole duvidosa que tem de ficar um dia todo sem mentir. É claro que essa situação nas mãos de um comediante como Carey se torna um plot muito engraçado, e por isso seu personagem está na lista como o mentiroso mais engraçado dentre todos, e essa posição foi alcançada só pela abertura do filme, quando o protagonista conta uma mentira atrás da outra nas situações mais hilárias possíveis.


7. A mentira fantástica – Ed Bloom (Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas)




Claro que não podia, ao falar de mentira, esquecer do nosso querido Edward Bloom, um dos melhores personagens criados por Tim Burton, em um dos seus filmes mais repletos de fantasia e histórias fantásticas. O protagonista, um contador de histórias vivido hora por Ewan Macgregor (na juventude) eh ora por Albert Finney (na velhice), consegue invocar todos os sentimentos em quem está assistindo ao filme, e nos revela um dos finais mais emocionantes do cinema, mostrando que algumas mentiras tem um fundo de verdade.


8. A mentira na boa vontade – Alexander "Alex" Kerner (Adeus, Lenin!)




O que fazer quando sua mãe ,uma defensora ferrenha do regime socialista na Alemanha Oriental, fica em coma e perde a derrubada do muro de Berlim e quando ela acorda a Alemanha já não é mais a mesma de antes? Pois bem, para Alex Kerner só resta tentar fazer tudo parecer como antes, e essa com certeza é uma das mentiras mais na boa vontade da história do cinema, afinal, como alguém pode condenar um filho que buscar o melhor para manter a saúde de sua mãe?


9. A mentira para proteger – Obi Wan Kenobi (Star Wars)




Quem nunca mentiu para um amigo buscando proteger ele de um mal qualquer? Creio eu que um dos maiores exemplos disso se encontra na saga Star Wars, quando um já velho Obi Wan Kenobi resolve “esconder” o passado de Darth Vader, e conta ao jovem Luke Skywalker que seu foi morto, no passado, pelo próprio Vader. Tá certo que isso não é totalmente mentira, mas temos que admitir que o velho guerreiro Jedi não foi lá muito honesto com seu discípulo. Para mim, essa é uma daquelas mentiras que não prejudicam ninguém, na verdade até fortalecem.


10. A mentira perfeita – Verbal (Os suspeitos)




Para mim, uma das frases mais marcantes no cinema vem do filme “Os suspeitos”, quando o personagem Verbal / Keyser Söze diz que 'o maior truque do diabo é fazer as pessoas acreditarem que ele não existe'. Com uma história bem elaborada, cheia de tramas e suspense, Verbal é um dos maiores mentirosos do cinema, conseguindo fazer não só a policia mas todo mundo que está assistindo ao filme achar que ele não passa de um bobo, quando na verdade é um dos maiores criminosos do mundo.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: