"

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PINGANDO ÓLEO - Vingadores: A era de Ultron (2015)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Todo mundo que me conhece sabe a minha paixão por quadrinhos, em especial pelos do Marvel, assim logo que a editora veio para telonas esse meu carinho acabou passando para os seus filmes, por isso é até natural para mim elogiá-los, tanto pela minha empatia com os personagens, quanto pela minha vontade de que esse projeto de um universo Marvel nos cinemas dê certo. Porém dentro de mim também existe um outro lado, o de um cinéfilo exigente e muito chato, que sempre cobra o melhor dos filmes, e creio que hoje teria que deixar esse meu lado falar mais alto ao fez a crítica de Vingadores.




Vou evitar spoilers, então esse texto vai falar um pouco do longa sem se aprofundar muito em detalhes.

Primeiro vamos falar do roteiro, a trama é bem interessante e trabalha com o contexto da inteligência artificial e como ela pode sair do controle, na história Banner (Mark Rufallo) e Stark (Robert Dowey Jr.) tentam criar uma espécie de força pacificadora para o mundo, uma forma de poder deixar os Vingadores cuidando da vida deles, sem ninguém atrapalhando, porém isso acaba não dando certo e assim é criado Ultron.

Creio eu que uma das coisas que mais me incomodou no filme foi o roteiro, achei a construção de Ultron como vilão muito rasa, ele é uma figura interessante e muitos dos seus diálogos, em especial o da sua cena final, são muito interessantes, porém a necessidade de fazer ele ficar agressivo o tempo inteiro acabou para o deixando com cara daqueles vilões do Transformers, que só tem como objetivo conquistar o mundo e pronto.




Partindo agora para os personagens, creio que aqui tivemos um acerto por parte do Joss Whedon. Todos conseguem se desenvolver relativamente bem, em especial os três Vingadores sem filme solo, ou sejas Gavião, Viúva e Hulk, já as novas adições até que foram interessantes, apesar de achar que a Elisabeth Olsen não convence muito utilizando seus poderes... Fiquei com uma sensação meio de vergonha alheia quando ela o fazia.




Outro ponto interessante de se analisar é como o filme funciona dentro do Universo compartilhado da Marvel, já que ele é o centro de todas as séries e produções. Nesse quesito “Vingadores” também deixa muito a desejar, ignorando muitas coisas, em especial o terceiro Homem de Ferro, que é completamente esquecido. Outra coisa que achei que estraga o filme é que ele é muito contido, se o filme do Capitão foi uma ruptura no status da Marvel, “Era de Ultron” pouco acrescenta, inserido somente alguns locais e personagens para filmes futuros.

Por ultimo a cena final, que geralmente é a cereja em cima do bolo. Bem, devo dizer que foi outra frustração, com uma aposta em mais do mesmo, só prepara terreno para algo que já estamos mais do que sabendo.

No geral “Vingadores: Era de Ultron” é um filme da Marvel que não foge muito do primeiro longa, o que para mim acabou sendo frustrante, pois queria uma evolução, não com uma pegada mais realista, mas com um roteiro mais interessante e que explorasse melhor os personagens. Só espero, daqui pra frente, ver produções mais parecidas com “Capitão América: Soldado Invernal” que é diferente do que o que vi nesse "Vingadores", que para mim ficou com cara de filler para uma coisa maior que se aproxima. Uma pena que tenha acontecido isso, pois esse vilão e roteiro tinham muito potencial. Que venha “Homem Formiga” e depois "Guerra Civil" para vermos o que nos aguarda.




SPOILER

Obs: A melhor cena para mim é o final, quando conhecemos a “nova” equipe.



Nota DO Fábio Campos: 8,0

0 comentários: