"

domingo, 22 de fevereiro de 2015

TOP PASTEL - 10 coisas sobre o Oscar 2015

Posted by Pasteleiro On 14:30 0 comentários

Top 10 – Curiosidades do Oscar 2015
Hoje acontece o Oscar, por isso preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre os indicados desse ano, então se você quer se preparar para hoje a noite, que tal olhar a nossa lista:

1 – Você quer assistir a todos os filmes indicados ao Oscar? Bem, isso pode levar um tempinho, você teria que gastar mais ou menos 4 dias para assistir a todos os filmes, ou seja, um total de 95 horas, ou 5636 minutos gastos. E aí, disposto a essa maratona digna de um membro da Academia?




2 – Whiplash e o professor problemático Terrence Fletcher já existiam um ano antes do lançamento do filme, a explicação é bem simples, o diretor Damien Chazelle tinha feito um curta que também era estrelado pelo J.K Simmons. Abaixo vocês podem conferir uma entrevista em inglês dos diretores e alguns trechos do filme.





3 – O personagem central de “Sniper Americano”, Chris Kyle, é baseado em uma pessoa real, um atirador de elite norte-americano que foi conhecido como um dos melhores e mais letais atiradores do exército americano de todos os tempos. Pois bem, o longa é baseado em um livro bem polêmico, não tanto pelas histórias de guerra, mas pelo lado “imaginativo” que o atirador tinha, por exemplo, em seu livro que ele fez em parceria com Scott McEwen e Jim DeFelicealega, ele alega que trabalhou em Nova Orleans atirando em saqueadores após o furacão Katrina, fato esse negado pelo governo local. Outro momento meio dúbio de seu livro é quando ele conta que por conta de conflitos políticos saiu no braço com o ex-governador Jesse Ventura, outra mentira que acabou rendendo um processo aos autores do livro. Bem, Clint Eastwood correto como sempre, se focou mais nos traumas de guerra e na vida em família de Kyle, evitando assim polêmicas desnecessárias.




4 – Selma é outro filme que tem muita polêmica envolvida, creio que a principal polêmica fica por conta da postura do presidente Lyndon Johnson que se mostra uma pessoa bem mais politica do que foi na vida real. Deixe-me explicar, na produção de Hollywood o personagem tem medo de apoiar a causa dos direitos civis dos negros e perder votos, além disso ele supostamente mandou o FBI ficar no pé do Martin Luther King para o prejudicar o máximo possível, pois bem, na realidade a relação dos dois passou longe disso e juntos eles formaram uma aliança que foi uma das mais benéficas para acabarem com a segregação que era enorme na época, em especial nos Estados do Sul. Outro fato interessante e esquecido no filme é sobre George Wallace, o racista governador do Alabama, que no filme é mostrado como uma pessoa bem escrota, porém o que não foi mostrado é que anos depois ele acabou se arrependendo dos seus atos inclusive indo pedir perdão ao pessoal da igreja. Sei que essa parte não era necessária ao filme, mas poderia constar na notinha explicativa no final.




5 – Voltando a pontos polêmicos do Oscar, outro longa que também não foi muito fiel a fatos reais é “A teoria de tudo”, primeiro que a teoria que fala sobre os buracos negros que no filme é creditada quase que unicamente a Hawking não é um trabalho tão solitário quanto tentam mostrar, para chegar as descobertas que ele fez foi preciso uma parceria com Alexei Starobinsky e Jacob Bekenstein, e só assim criar a teoria que levou Stephen a fama. Essa ausência dos outros envolvidos foi muito criticada por diversos especialistas, que acreditaram que ela só existiu para fortalecer a imagem do cientista como um gênio solitário. Outro ponto a se destacar é que a segunda mulher de Hawking apresentada no filme de maneira bem superficial, era uma pessoa bem sem noção, que chegava a agredir o marido, fato que causou a separação deles anos depois.




6 – A filha do diretor Richard Linklater de Boyhood faz parte do filme, para quem não se atentou ela interpreta a Samantha, isso mesmo, a irmã do protagonista. A atriz se chama Lorelei Linklater, e comentou a pouco tempo o quanto foi difícil filmar por 12 anos, afinal, assim como Ellar Coltrane, ela também teve de se manter no papel durante todo esse tempo.




7 – Apesar de ter todo um fundo sentimental e romântico para a máquina criada pelo Alan Turining no Jogo da Imitação se chamar Chistopher, na realidade ela se chamava Bombe. Chistopher realmente existiu, mas não foi o homenageado, dando nome a máquina. Outros dados importantes sobre o filme são que John Cairncross o, espiã soviético, nunca trabalhou com Alan, e a Joan Clarke, personagem da Keira Knightley, não entrou para divisão de códigos por ter solucionado palavras-cruzadas, ela já fazia parte da equipe e tinha sido recrutada alguns anos antes.




8 – Você sabe o que é uma balalaica? Não? Bem, ela foi utilizada na trilha sonora do excêntrico filme “O grande Hotel Budapeste”, abaixo você pode conferir o som do instrumento. O instrumento é tipicamente russo, e já foi utilizada pelo grupo Jethro Tull em duas músicas do álbum Stand Up. Uma outra curiosidade sobre o filme é que quase (e agradeçam por isso) Johnny Depp quase foi o protagonista do filme, em vez do excelente Ralph Finnes.




9 – Já falamos no nosso podcast sobre a bolsa cheia de presentes que os candidatos ganham, correto? Esse ano parece que o nível da coisa subiu muit, e o valor dos presentes gira em torno de 125 mil dólares. Entre os presentes estão diversas estadias e passeios em lugares na França, Itália e no Canadá, e entre os brindes o mais curioso é um encontro com Olessia Kantor, a fundadora do Enigma Life, que promete fornecer um mapa astral completo, analise dos sonhos e ensinar técnicas de controle mental. Se você se interessou por esse item saiba que só ele vale vinte mil dólares. É meus amigos, vale a pena torcer pelos seus favoritos, mais saibam que quem perder não vai sair de mãos abanando.




10 – Em Birdman o personagem do Michael Keaton diz que desde 1992 não interpreta o Birdman, mesma época em que saiu Batman – O Retorno, o último filme em que Keaton viveu o homem morcego. Elém dele Emma Stone e Edward Norton também estiveram em filmes de super-heróis, sendo a primeira a Gwen Stacy nos filmes do Homem-Aranha e Norton o Hulk. Outro ponto que chama atenção no filme foi sua edição, feita em 2 semanas. Para vocês terem uma noção, o filme todo só teve 16 cortes. Por ultimo uma curiosidade bem bobinha, esse é o terceiro filme seguido do diretor Inarritu que começa com, B os anteriores foram Babel e Biutiful.




0 comentários: