"

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

PINGANDO ÓLEO - O Conto da Princesa Kaguya (2014)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Das animações que estão concorrendo ao Oscar creio que uma das menos baladas é “O Conto da Princesa Kaguya ”, produzida pela estúdio Ghibi. que é uma referência nesse tipo de produção e responsável por grande parte dos trabalhos do ótimo Miyazaki.




Nessa bela animação baseada em um conto popular japonês, nós conhecemos a princesa Kaguya, que quando pequena foi encontrada em um bambuzal e adotada por um casal de lenhadores, com o passar dos anos ela acabou se tornando uma bela mulher, sendo desejada pelos homens mais poderosos do Japão antigo.




O que gosto muito nas animações orientais, além da beleza dos desenhos, são os roteiros que brincam com a fantasia para tratar da realidade, nesse caso as sutilizas da história enriquecem essa trama que apesar de possuir uma linguagem um pouco infantil, consegue em diversos momentos emocionar a quem está assistindo.




O diretor Isao Takahata para quem não lembra também dirigiu o belo e triste “Tumulo dos Vaga-lumes”, uma animação que já falamos por aqui, e que tem uma das tramas que para mim está entre as mais tristes de todos os tempo.




Bem, recomendo “O Conto da Princesa Kaguya ” não só pelos seus belos traços, mas pela linguagem simples e bela da história. É legal também ressaltar que na versão americana tivemos dubladores famosos dando a voz aos personagens como Chloë Grace Moretz, James Caan, Lucy Liu, Beau Bridges e James Marsden.


Nota do Fábio Campos – 8,5

0 comentários: