"

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FRITOS NA HORA - Viagem à lua (1902)

Posted by Pasteleiro On 12:40 0 comentários

Hoje vamos falar sobre "A viagem à lua", o clássico de 1902 dirigido pelo inovador e genial George Meliés. Imagine que esse filme é responsável por abrir caminho para produções vencedoras como Guerra nas Estrelas, 2001, Uma Odisséia no Espaço, Jornada nas Estrelas, entre tantas outras. O cinema ainda engatinhava (pois teve início com os irmãos Lumiére em 1895), e Meliés, um famoso ilusionista parisiense, logo se interessou pela arte. Ele usava técnicas teatrais para suas produções e foi o precursor do uso de efeitos especiais no cinema, logo se tornando referência entre diretores da época. Técnicas de ilusionismo, cortes, imagens truncadas, cenários pintados à mão além de outros truques serviram para marcar para sempre o nome de George Meliés na história do cinema.




O filme é um curta metragem de apenas 13 minutos (pode assistir todo no link acima) baseado numa obra de Júlio Verne que acompanha a jornada de um grupo de cientistas (parecem bruxos de Hogwarts) que criam uma forma segura de fazer a viagem. Lá chegando, logo se deparam com habitantes locais, os selenitas (que serve também como crítica ao modo como os antigos colonizadores tratavam os habitantes de terras ainda desconhecidas num passado não tão distante), uma mistura de papagaios com esqueletos acrobatas! . A chegada da nave em solo lunar (essa que abre o post), tornou-se uma das mais icônicas imagens da sétima arte.









Enfim, num tempo onde o cinema era apenas uma criança, Meliés foi responsável por enriquecer a arte com suas técnicas, tornando-se possível a produção de filmes mais ambiciosos no aspecto visual e dos efeitos especiais. Recentemente, recebeu uma linda homenagem num filme do Scorsese. A Invenção de Hugo Cabret.




Escrito por Daniel Guerra

0 comentários: