"

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PINGANDO ÓLEO - Whiplash (2014)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Whiplash é um filme sobre jazz. Whiplash é um filme sobre bateria. Whiplash é um filme sobre músicos. Mas acima de tudo, Whiplash é um filme sobre a relação humana com seus sonhos e semelhantes.




Escrito e dirigido por Damien Chazelle, Whiplash havia sido antes, em 2013, um curta metragem do mesmo autor que já contava com a participação de J K Simmons, sendo produzido como longa no ano seguinte, 2014.

O filme conta a história de Andrew Neyman (Miles Teller), um jovem e talentoso baterista que após ser aceito para estudar música na Universidade Shaffer, tem de encarar Terence Fletcher (J K Simmons), um famoso e bem sucedido professor de música que possui métodos educacionais pouco ortodoxos que incluem humilhação, chacota, desprezo e violência psicológica que chega a beirar a agressão física.




Assisti com grandes expectativas e não me arrependi. Whiplash gira em torno da música, e mesma para uma negação musical como eu, torna-se envolvente, apresentando teorias musicais e do próprio gênero do jazz sem que isso se faça protagonista da história, se posicionando apenas como a cereja realista sobre o bolo, o “toque mágico” que nos leva à imersão na história que trata principalmente de sonhos e determinação.




O conflito entre os personagens de Miles Teller e J K Simmons demonstram a entrega que ambos deram aos papéis, bem acertados e não deixando nada a desejar na interpretação, principalmente Simmons, ator versátil e talentoso (para quem não sabe, basta dar uma olhada na filmografia gigante do ator), que como o detestável Terence Fletcher mereceu, com toda a certeza, o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro.




Em outras palavras, Whiplash é um ótimo filme. Eu indicaria a todos, fazendo apenas uma ressalva: se preparem para terminar de assistir o filme e irem correndo ouvir jazz.

0 comentários: