"

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

OPINIÃO - Os ganhadores do Globo de Ouro 2015

Posted by Pasteleiro On 13:05 0 comentários

E então chegou dia 11 de janeiro, e com ele a 72ª edição do Globo de Ouro, que aconteceu no Beverly Hilton Hotel pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association).



Confesso que não sabia muito bem o que esperar dessa premiação por alguns motivos específicos, como por exemplo minha incapacidade de julgamento sobre as séries indicadas. The Affair e Transparent, por exemplo, que saíram campeãs em mais de uma categoria, não faziam parte do meu repertório conhecido.

Mas o que importa é que o Globo de Ouro aconteceu, os prêmios foram dados e só nos resta opinar de maneira irresponsável e pouco prudente sobre os resultados. E não só sobre os resultados, devo dizer que pelo terceiro ano seguido a premiação foi apresentada pela dupla Tina Fey e Amy Poehler, que tiveram uma performance pouco divertida, tirando poucas risadas da galera (e nenhuma dos telespectadores brasileiros, que além de sofrer com as piadas, ainda eram atrapalhados pela tradução simultânea feita pela TNT).
Mas enfim, vamos ao que interessa. Em ordem de entrega os prêmios foram os seguintes:


Melhor ator coadjuvante:  J.K. Simmons ("Whiplash")


Ator com uma vasta filmografia, atuando tanto no cinema como em muitas séries conhecidas (lembra da emblemática série OZ? Sim, aquela da cadeia!), e até mesmo emprestando sua voz para a indústria dos video-games, em jogos como Command & Conquer: Red Alert 3 e o famoso Portal 2.
Foi o Papel de Terence Fletcher que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro e consequente vitória.


Melhor minissérie ou filme para TV: "Fargo"

Série de comédia com certa pitada de humor negro, Fargo é produzida pela FX e conta a história de um jovem forasteiro que chega na pequena cidade de Bemidji, Minesota, e com sua personalidade maliciosa e violenta vira o principal suspeito de uma série de assassinatos que começam a acontecer.
Levou o prêmio desbancando séries e filmes de TV como “The Missing”, “The Normal Heart”, "Olive Kitteridge” e a popular “True Detective”.


Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV : Joanne Froggatt ("Downton Abbey”)

Atriz com uma carreira quase basicamente composta de séries e filmes de TV, faturou o prêmio por sua personagem Anna Smith, criada de uma família aristocrata chamada Crawley, a qual protagoniza a trama.
Confesso que não esperava que ela ganhasse, era a atriz mais desconhecida dentre os indicados que contavam com nomes como Uzo Aduba (“Orange is the new black”), Kathy Bates (“American horror story”), Allison Janney (“Mom”), e Michelle Monaghan (“True detectives”).




Melhor ator em minissérie ou filme para a TV: Bob Thornton ("Fargo")

Mais uma para Fargo. Billy Bob Thornton tem participações em diversos filmes e séries, mas curiosamente já fez vozes para o programa de comédia “Frango Robo” e para “catdog”.
Novamente uma surpresa para mim que não conhecia muito bem o trabalho do ator.


Melhor atriz em série de TV – Comédia ou musical: Gina Rodriguez ("Jane the virgin")

Gina Rodriguez é uma atriz com uma carreira profissional recente, tendo feito sua primeira aparição em 2004 na série Law and Order. Ganhou destaque em 2012 quando interpretou Majo Tonorio, uma talentosa cantora de Hip-Hop no filme “Filly Brown”, que lhe rendeu um prêmio no ALMA Awards (American Latino Media Arts Award). O Globo de Ouro foi sua segunda indicação a um prêmio.


Melhor série de TV – Musical ou comédia: Transparent

Aposta da Amazon já dando seus primeiros frutos. Transparent conta a história de uma família fragmentada pelos problemas de relacionamento que, em determinado momento, deve aprender a lidar com as mudanças que ocorrem quando o pai da família se assume como transgênero.



Melhor trilha original para filme: Johann Johannsson – "A teoria de tudo"


Desbancando Alexandre Desplat, Trent Reznor & Atticus Ross, Antonio Sanchez e
Hans Zimmer, Johann leva para casa o prêmio de melhor trilha original. Detalhe para o prêmio sendo entregue pelo eterno-bizarro Prince.


Melhor canção original para filme: "Glory" – "Selma" (John Legend, Common)

Acredito que “Glory” tenha sido uma ótima escolha. Não é difícil perceber a qualidade da canção que, mesmo em pequenas reproduções durante a apresentação do Globo de Ouro, já era suficiente para arrepiar o ouvinte.



Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV: Matt Bomer ("The normal heart")

Matt Bomer iniciou sua carreira em séries da ABC e CBS, além de ter atuado no remake de Massacre da Serra Elétrica (2013) e na série Glee (2012), fazendo uma participação especial. Em “The normal heart” interpreta Felix, amante de Ned Weeks, personagem de Mark Ruffalo que, por sua vez, não levou o prêmio de melhor ator de série/filme de TV pelo mesmo personagem.




Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette ("Boyhood")

Tendo no currículo “Ed Wood”, “Stigmata”, “Estrada Perdida”, “Medium” e “Boardwalk Empire”, Patricia Arquette é nossa conhecida de muito tempo. Já tinha sido indicada ao Globo de Ouro duas vezes, em ambas as vezes por seu trabalho em Medium, mas só agora, na pele de Olivia em Boyhood, levou o troféu para casa. Papel bom o suficiente para deixar Meryl Streep, Emma Stone, Keira Knightley e Jessica Chastain para traz, ou um presente dos correspondentes estrangeiros de Hollywood depois de doze anos de trabalho? O que acham?

Melhor atriz – Comédia ou musical: Amy Adams ("Grandes olhos")

Amy Adams já foi indicada e vencedora de um bom número prêmios mundo afora, tendo inclusive cinco indicações ao Oscar, Trabalhou em filmes de sucesso como “O homem de aço”, “Uma noite no museu”, “Trapaça” e o maravilhoso (porque é um dos meus preferidos) “O vencedor”. Em “Grandes Olhos”, Amy interpreta a artista americana Margaret Keane, que enfrentou problemas quando seu marido, fraudulentamente, tentou reveindicar os direitos de suas obras. Filme de Tim Burton que, felizmente, não se deixou cair na armadilha de imitar a si mesmo, como já dissemos anteriormente no post sobre o diretor.




Melhor filme de animação: "Como treinar seu dragão 2"

Talvez uma das categorias mais facilmente previsíveis dessa edição do Globo de Ouro. Acredito que a única animação que pudesse, com certo custo, colocar em perigo a preferência de “Como treinar seu dragão” fosse “Uma aventura Lego”, o que não ocorreu.



Muito bem aceito pela crítica, Birdman foi uma piração de Alejandro Gonzales que deu muito certo. O filme conta a história de Riggan Thomson, ator que fez muito sucesso no passado interpretando o super-herói Birdman, mas desde que se recusou a interpretá-lo novamente sua carreia foi perdendo a força e decaindo. Assim, em busca da fama perdida, ele começa a roteirizar, atuar e adaptar um texto famoso para a Broadway, o que não é nada fácil pois em meio à loucura dos ensaios, deve aturar seu agente e uma voz estranha que insiste em persegui-lo. Roteiro original e atraente, era minha aposta para melhor filme de comédia/musical..


Melhor filme estrangeiro: "Leviatã" (Rússia)

Categoria em que eu colocava minhas fichas no “Ida”, mas por falta de conhecimento meu pois "Leviatã" é um sucesso da crítica internacional e mereceu o prêmio.


Melhor série de TV – Drama: “The Affair


Lançada em outubro de 2014 e produzia pela Showtime, “The Affair” é uma série que busca acompanhar o dia a dia de  Noah Solloway e Alison Lockh, personagens que vivem uma relação extra-conjugal. Interessante e aparentemente dramática, é uma série recente que já vem trilhando um caminho de sucesso. tendo sido indicada como “melhor série estreante” no 67th Writers Guild of America Awards, e “melhor série” no 19th Satellite Awards.


Melhor ator em série TV – Comédia ou musical: Jeffrey Tambor ("Transparent")


Lembram que há pouco tempo atrás, na verdade poucos parágrafos acima, comentei sobre a trama da série Transparent? Pois bem, Jeffrey Tambour é o responsável pelo papel de Morton, ou melhor, Maura Pfefferman, a personagem transgênero da história. Caracterização muito bem feita e ótima atuação. Prêmio merecido.





Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV: Maggie Gyllenhaal ("The honorable woman")


Maggie Gyllenhaal, a irmã de nosso querido Jimmy Bolha, iniciou sua carreira em 1992, atuando no filme Waterworld (na época ainda com 15 anos de idade). De lá para cá trabalhou em diversos longas como Donnie Darko (junto com seu irmão, Jake), “Batman, o cavaleiro das trevas” e “Adaptação”. “The honorable woman” é seu oitavo trabalho na TV, e lhe rendeu três indicações e um prémio, até agora.


Melhor ator em série de TV – Drama: Kevin Spacey ("House of cards")


O que podemos dizer sobre Kevin Spacey? O cara coleciona indicações, além de ter dois oscares no currículo, sendo um como melhor ator coadjuvante em “Os suspeitos” e outro como melhor ator em “Beleza americana”. Um ótimo ator numa ótima série. Merecidissimo!
Curiosidade: Apesar de Kevin Spacey ter dois oscares, é a primeira vez que recebe o Globo de Ouro.


Melhor diretor: Richard Linklater ("Boyhood")


E então Richard Linklater, o diretor da comédia icônica “Escola de rock”, recebe o prêmio de melhor diretor. E difícil falar sobre isso, mas nada me tira da cabeça que este seria um prêmio devido ao esforço de doze anos na direção do filme indicado.. E ai, doze anos dirigindo o mesmo longa é digno ou não de um Golden Globe?


Melhor atriz em série de TV – Drama: Ruth Wilson ("The affair")

Assim como a própria série “The Affair”, Ruth Wilso está voando baixo no papel de Alison Lockhart. Após receber o Globo de Ouro, agora está na espectativa de mais um prêmio, o Satellite Awards como melhor atriz.





Melhor ator – Comédia ou musical: Michael Keaton ("Birdman")

Sabe o que é interessante? O quanto você não sente do próprio ator Michael Keaton no personagem que este interpreta em Birdman? O ator que fez sucesso no passado como um super-herói, depois a carreira decadente… Pois é, quantas coinscidencias..


Gostaria, também, de apontar o discurso de Michael Keaton como um dos, se não o mais, emocionante de todos na noite.




Melhor filme – Comédia ou musical: "O grande hotel Budapeste"


"O grande hotel Budapeste" trata da amizade de dois homens no período entre guerras, o famoso gerente de um hotel, e um de seus empregados. A trama envolve todas as aventuras que os dois personagens passam juntos, do roubo de uma pintura renascentista, às transformações históricas do começo do século XX. Esse prêmio foi uma grande surpresa para mim, após a premiação de Michael Keaton, acreditava que incluiríam no combo o título de melhor filme de comédia/músical para Birdman… Erro meu.


Melhor atriz – Drama: Julianne Moore ("Para sempre Alice")


Julianne Moore é, na minha opinião, umas das atrizes mais talentosas e carismáticas da atualidade, e talvez sejam essas duas qualidades que se somaram para que conseguisse deixar para trás Jennifer Aniston, que já foi a namoradinha da américa, Reese Witherspoon e a cotada Rosaund Pike. Em “Para sempre Alice”, Julianne Moore interpreta Dr. Alice Howland, uma linguísta que recebe o diagnóstico de Alzheimer. Ou seja, entregaram uma papél dramático desse tipo para Julianne Moore, o resultado só podia ser bom.


Melhor ator – Drama: Eddie Redmayne ("A teoria de tudo")

Eddie Redamayne não é um mal ator, muito pelo contrário, de 2010 para ca vem colecionando algumas indicações, tudo bem que nenhum de destaque internacional, mas com certa frequência que comprova sua capacidade. Porém, acredito que possa até ter havido uma certa predileção pela força do personagem Stephen Hawking, e não própriamente por sua interpretação.




Melhor filme – Drama: "Boyhood"


Por fim, chegamos ao prêmio mais esperado da noite (ao menos por mim). Não sabia o que esperar da escolha e, no fim, deu Boyhood. Um filme bom, mas que também acredito que conseguiu atribuir mais valor à sua composição pelo experimento da filmagem prolongada. Boa escolha entre os indicados? Não sei, o que acham?


E assim terminou o 72º Globo de Ouro, mais cheios de surpresa do que eu imaginei, e conseguindo fugir um pouco dos prêmios combos, como as vezes vemos em algumas premiações, quando o primeiro grande filme a receber um troféu vai recebendo uma série de outros ao longo da noite.
Mas agora gostaria de saber de vocês. O que acharam das escolhas, modificariam alguma coisa? O Oscar está chegando ai, acha que terão as mesmas inclinações?
Comentem!


Lista Completa de indicados e vencedores do 72º Globo de Ouro:


Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall ("O juiz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Edward Norton ("Birdman")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")
J.K. Simmons (Whiplash") - VENCEDOR


Melhor minissérie ou filme para TV
"Fargo" - VENCEDOR
"The Missing"
"The normal heart"
"Olive Kitteridge"
"True detective"


Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Uzo Aduba ("Orange is the new black")
Kathy Bates ("American horror story")
Joanne Froggatt ("Downton Abbey") - VENCEDOR
Allison Janney ("Mom")
Michelle Monaghan ("True detective")


Melhor ator em minissérie ou filme para a TV
Martin Freeman ("Fargo")
Woody Harrelson ("True detective")
Matthew McConaughey ("True detective")
Mark Ruffalo ("The normal heart")
Bob Thornton ("Fargo") - VENCEDOR


Melhor atriz em série de TV – Comédia ou musical
Lena Dunham ("Girls")
Edie Falco ("Nurse Jackie")
Julia Louis-Dreyfus ("veep")
Gina Rodriguez ("Jane the virgin") - VENCEDOR
Taylor Schilling ("Orange is the new black")


Melhor série de TV – Musical ou comédia
"Girls"
"Jane the virgin"
"Orange is the new black"
"Silicon valley"
"Transparent"- VENCEDOR


Melhor trilha original para filme
Johann Johannsson – "A teoria de tudo" - VENCEDOR
Alexandre Desplat – "O jogo da imitação"
Trent Reznor & Atticus Ross – "Garota exemplar"
Antonio Sanchez – "Birdman"
Hans Zimmer – "Interestelar"


Melhor canção original para filme
"Big Eyes" – "Big Eyes" (Lana Del Rey)
"Glory" – "Selma" (John Legend, Common) - VENCEDOR
"Mercy Is" – "Noé" (Patty SMith, Lenny kaye)
"Opportunity" – "Annie"
"Yellow Flicker Beat" – "Jogos Vorazes: A esperança – Parte 1" (Lorde)


Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV
Matt Bomer ("The normal heart") - VENCEDOR
Alan Cumming ("The good wife")
Colin Hanks ("Fargo")
Bill Murray ("Olive Kitteridge")
Jon Voight ("Ray Donovan")


Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette ("Boyhood") - VENCEDOR
Jessica Chastain ("A Most Violent Year")
Keira Knightley ("O jogo da imitação")
Emma Stone ("Birdman")
Meryl Streep ("Caminhos da floresta")


Melhor atriz – Comédia ou musical
Amy Adams ("Grandes olhos") - VENCEDOR
Emily Blunt ("Caminhos da floresta")
Helen Mirren ("A 100 passos de um sonho")
Julianne Moore ("Mapa para as estrelas")
Quvenzhané Wallis ("Annie")


Melhor filme de animação
"Operação Big Hero"
"Festa no céu"
"Os Boxtrolls"
"Uma aventura Lego"
"Como treinar seu dragão 2" - VENCEDOR


Melhor roteiro
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Gillyan Flinn ("Garota exemplar")
Alejandro González Iñárritu ("Birdman") - VENCEDOR
Richard Linklater ("Boyhood")
Graham Moore ("O jogo da imitação")


Melhor filme estrangeiro
"Força Maior" (Suécia)
"Gett" (Israel, Alemanha, França)
"Ida" (Polônia)
"Leviatã" (Rússia) - VENCEDOR
"Tangerines" (Estônia)


Melhor série de TV – Drama
"The affair" - VENCEDOR
"Downton Abbey"
"Game of thrones"
"The good wife"
"House of cards"


Melhor ator em série TV – Comédia ou musical
Louis C.K. ("Louie")
Don Cheadle ("House of lies")
Ricky Gervais ("Derek")
William H. Macy ("Shameless")
Jeffrey Tambor ("Transparent") - VENCEDOR


Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV
Maggie Gyllenhaal ("The honorable woman") - VENCEDOR
Jessica Lange ("American horror story")
Frances Mcdormand ("Olive Kitteridge")
Frances O'Connor ("The missing")
Allison Tolman ("Fargo")


Melhor ator em série de TV – Drama
Clive Owen ("The Knick")
Liev Schreiber ("Ray Donovan")
Kevin Spacey ("House of cards") - VENCEDOR
James Spader ("The blacklist")
Dominic West ("The affair")


Melhor diretor
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Ava Duvernay ("Selma")
David Fincher ("Garota exemplar")
Alejandro González Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood") - VENCEDOR


Melhor atriz em série de TV – Drama
Claire Danes ("Homeland")
Viola Davis ("How to get away with murder")
Julianna Margulies ("The good wife")
Ruth Wilson ("The affair") - VENCEDOR
Robin Wright ("House of cards")


Melhor ator – Comédia ou musical
Ralph Fiennes ("O grande hotel Budapeste")
Michael Keaton ("Birdman") - VENCEDOR
Bill Murray ("Um santo vizinho")
Joaquin Phoenix ("Vício inerente")
Christoph Waltz ("Big eyes")


Melhor filme – Comédia ou musical
"Birdman"
"O grande hotel Budapeste" - VENCEDOR
"Caminhos da floresta"
"Pride
"Um santo vizinho"


Melhor atriz – Drama
Jennifer Aniston ("Cake")
Felicity Jones ("A teoria de tudo")
Julianne Moore ("Still Alice") - VENCEDOR
Rosamund Pike ("Garota exemplar")
Reese Witherspoon ("Livre")


Melhor ator – Drama
Steve Carell ("Foxcatcher")
Benedict Cumberbatch ("O jogo da imitação")
Jake Gyllenhaal ("O abutre")
David Oyelowo ("Selma")
Eddie Redmayne ("A teoria de tudo") - VENCEDOR


Melhor filme – Drama
"Boyhood" - VENCEDOR
"Foxcatcher"
"O jogo da imitação"
"Selma"
"A teoria de tudo"


Escrito por Luiz Fernando Pierotti

0 comentários: