"

quinta-feira, 3 de abril de 2014

FRITOS NA HORA - O segredo de seus olhos (2009) - Por Daniel Guerra

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários


Uma produção hispano argentina vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, O segredo de seus olhos de Juán José Campanella é um filme envolvente. Uma bela fotografia (a sequência do estádio de futebol é de cair o queixo), diálogos excelentes, personagens bem construídos, além de roteiro e atores inspirados são algumas das qualidades dessa produção que merece sua atenção.




O filme conta em flashback a estória de Benjamin Esposito (o ótimo Ricardo Darin), que em 1974 trabalha no setor burocrático da polícia argentina e é deslocado para cuidar do caso de estupro seguido de assassinato da jovem Liliana Colotto. Os personagens coadjuvantes como o parceiro alcoólatra Pablo Sandoval e sua colega novata Irene Hastings (seu amor platônico) enriquecem a trama interagindo e contribuindo para as investigações de Esposito.



Os detalhes que mais me prenderam a atenção foram os diálogos muito bem construídos e a fotografia que privilegia os olhares, que entregam as emoções dos personagens construindo melhor suas personalidades e sentimentos.






Cabe aqui uma discussão sobre o nosso cinema nacional, que ultimamente tem privilegiado (muitas) comédias e documentários (alguns excelentes) em detrimento a outros gêneros do cinema, salvo poucas exceções. Recententemente, José Padilha deu entrevista ao Roda Viva, e teceu alguns comentários sobre o tema.




Escrito por Daniel Guerra

0 comentários: