"

terça-feira, 29 de abril de 2014

FRITOS NA HORA - Capitão América 2 – O soldado Invernal (2014)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

A Marvel fez uma aposta arriscada quando resolveu fazer um filme do Capitão América, afinal em minha opinião é um dos heróis mais difíceis de lidar a imagem se considerarmos a rejeição que o povo americano tem em outros países imagine o quanto é arriscado apostar em um herói que tem a bandeira americana no peito, e que teoricamente devia exalar patriotismo.

Pois bem, o primeiro filme veio e falou do nazismo. O vilão perfeito, acho que um dos únicos que fariam as pessoas terem carisma pelo Capitão. Vale destacar ainda a escolha de Chris Evans, que tinha sido o Tocha Humana do péssimo Quarteto. O resultado foi um filme satisfatório que serviu para apresentar o herói para nos acostumarmos com ele em Vingadores.




O segundo filme do Capitão falaria do que então? O tema não poderia ser nada muito agressivo, acho que se partisse para algo relacionado ao Afeganistão ou a ataques ao Iraque soaria muito patriota e pouco interessante, por isso a solução dada pelos irmãos Russo foi tão brilhante, o longa não se foca em uma trama internacional tola, ela se volta para a SHIELD (e em tempos de espionagem, por que não desconstruir a imagem de uma entidade segura e mostrar que em todas as organizações existem as pessoas corruptas?).

Deixando um pouco de falar do roteiro, que em minha opinião foi um dos mais interessantes da Marvel no cinema, competindo talvez com Homem de Ferro (que era um pouco mais maduro em relação ao armamento), o longa tem várias vantagens: é o único que soube trabalhar bem a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e que conseguiu inserir um personagem sem parecer algo muito forçado, afinal o Falcão de Anthony Mackie se insere quase naturalmente na trama.




Em relação ao que o filme representa ao Universo Marvel, creio que de todos feitos após Vingadores, este é o que mais mudou o status quo daquele universo, com consequências que acabaram atingindo desde do Nick Fury (Samuel L Jackson) até a série Agentes da Shield, isso só para exemplificar sua importância, a abertura para uma volta do Bucky (Sebastian Stan) e de novos personagens como Doutor Estranho e os irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio servem para exemplificar mais o que eu digo.




Agora que elogiei bastante o longa aqui vão algumas críticas, em especial à ausência de outros personagens do Universo Marvel – afinal, onde estava o Hulk, Thor, Homem de Ferro e especial o Gavião Arqueiro durante o rolo todo? Além disso, qual a motivação do personagem do Robert Redford? Se ele tivesse uma ligação com o Caveira Vermelha ou mesmo se fosse o vilão, creio que teríamos uma trama melhor. Mas creio eu que esse são pequenos detalhes que não atrapalham em nada o resultado final. Agora só nos resta esperar por Guardiões da Galáxia e depois Vingadores 2.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: