"

terça-feira, 15 de abril de 2014

FRITOS NA HORA - Black Block (2011)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

O movimento dos “black bloc” ganhou destaque na mídia devido as suas manifestações que se espalharam por todo mundo. Isto surgiu, assim como é possível ler na Wikipedia “..surgiu na Alemanha, nos anos 1980, como tática utilizada por autonomistas e anarquistas para a defender os squats (ocupações) contra a ação da polícia e os ataques de grupos neonazistas”.




O documentário não mostra o lado violento da organização, mas sim quando eles sofreram a reação mais violenta da policia: o incidente que aconteceu em Genova, quando a policia invadiu uma escola em que estavam além de membros da imprensa, diversos partidários do movimento. O resultado foi muito abuso policial e diversas pessoas feridas.




Durante todo o documentário é possível acompanhar os depoimentos do envolvidos, nesse caso só dos membros do movimento, que contam o que aconteceu e como foi aquela noite.




Eu achei o documentário interessante, por abordar um tema tão importante como a violência policial que vira e mexe e se torna a pauta para muitas matérias de jornais e revistas, na qual o abuso é incentivado por alguns e condenado por outros. Com certeza ele serve como um referencial para quem quer entender um pouco mais sobre o assunto.

0 comentários: