"

terça-feira, 13 de março de 2012

TOP PASTEL - Melhores filmes baseados em obras do Stephen King

Posted by Pasteleiro On 10:00 4 comentários

Quem me conhece sabe que um dos meus escritores preferidos é o Stephen King. Pensei em várias formas de fazer uma homenagem, mas cheguei em duas listas: uma com as 10 melhores adaptações de seus livros, outra com as 10 piores.

Então vamos lá! Vou começar com as melhores:

Sonho de Liberdade





Para quem não conhece, esse é um dos filmes mais gostosos de assistir que eu já vi. Ele tem um elenco com atores do naipe de Tim Robbins e Morgan Freeman (e para vocês verem que eu não estou mentindo quanto sua qualidade, ele tem uma nota de 9.2 no IMDB, o que é um valor muito alto). Para quem desconhece a trama, ela conta sobre um homem chamado Andy Dufresne (Tim Robbins), que é mandado para prisão e acaba tendo que se adaptar à temida prisão de Shawshank. O longa é baseado no conto "A primavera eterna", que pode ser encontrado no livro “Quatro Estações”. Quem ainda não teve a chance, busque conhecer mais lendo o livro e depois vendo o filme, ambos são muito interessantes e ótimas opções de entretenimento. Um detalhe interessante é que o diretor Frank Darabont é um fã e amigo pessoal do escritor, e adaptou mais dois de seus livros para os cinemas.





À espera de um milagre





Este aqui faz parte de um grupo seleto de filmes com uma boa história + elenco espetacular, que conseguem fazer a gente acompanhar a trama sem tirar os olhos da tela – boa parte da culpa disso é do escritor, que com seu livro de mesmo nome , consegue transmitir todo o clima de uma penitenciária na época da depressão. Fora isso, ainda temos um elenco com Tom Hanks, que está brilhante no papel principal e o grandalhão Michael Clarke Duncan que faz o melhor trabalho de sua carreira. Claro que esse filmaço tinha que ter o dedo de Frank Darabont, que se mostrou aqui o melhor diretor para adaptar as obras de King.





Carrie





A adolescência pode ser um período difícil: tem momentos que com certeza você deve ter desejado se vingar de alguém que te magoou.

Em Carrie, o escritor Stephen King fez os sonhos de todos os adolescentes se tornarem realidade. Utilizou como personagem uma menina rejeitada na escola e pelos pais como protagonista e criou um clássico do terror.

Este é seu primeiro livro, que teria parado no lixo se não fosse a insistência de sua esposa. A adaptação para os cinemas de Carrie foi dirigida por Brian de Palma e é um dos melhores filmes de terror da época. No elenco figura um ainda jovem John Travolta, creio eu que num dos únicos filmes de terror que já vi o galã.





Conta Comigo





Um clássico da Sessão da Tarde, que com certeza você deve ter visto mas não se lembra.

“Conta Comigo” nos apresenta a história de quatro amigos que partem durante o verão em uma missão bastante peculiar, mas que se torna uma grande aventura. O longa é de 1986, dirigido pelo Rob Reiner. No elenco, temos o talentoso River Phoenix (irmão falecido do Joaquim Phoenix) e também um jovem Kiefer Sutherland. O longa foi baseado no conto “O corpo”, que aqui recebeu o nome de "O outono da inocência”, e também pode ser encontrado no livro Quatro Estações (como você pode ver, esse livro de contos é o que mais rendeu adaptações boas para as telonas). Uma das coisas mais marcantes do filme é a trilha sonora, que vocês podem relembrar abaixo:





Louca Obsessão





Este aqui é um dos últimos livros do Stephen King que eu comprei (o que para mim é uma alegria, porque ele é muito difícil de ser encontrado). A história é sobre Annie, uma enfermeira obcecada por uma personagem de livros chamada Misery, que em uma incrível coincidência acaba por resgatar Paul, o escritor de toda a saga. O que acontece é que esse era o pior momento do mundo para isso acontecer - afinal, no último livro da trama ele mata a personagem preferida de Annie, e agora Paul tem que enfrentar a fúria da sua fã n° 1. O livro foi para as telas sobre a direção do Rob Reiner (que como podem ver, também é fã do autor) e o papel de Annie foi tão bem interpretado pela Kathy Bates que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Uma curiosidade sobre esse filme é que Stephen King, anos após ter escrito esse livro, foi atropelado (foi um acidente) por um homem que era fã de suas obras. Macabro, não?





Christine, O Carro Assassino





Quando se é novo, todo mundo quer um carrão para fazer inveja nos amigos (e quem sabe conquistar pegar geral!). Imagine um nerd chamado Arnie Cunningham, que compra um Plymouth Fury de 1958 (um carro bonito, mas que estava desgastado com o tempo e que aos poucos vai magicamente voltando à sua estrutura original, mostrando estranhos indícios de que tem vontade própria, enquanto vai tornando o protagonista cada vez mais sombrio). Um livro que poderia cair na bobeira, mas que soube bem fugir desta situação: foi levado ao cinemas pelo mestre John Carpenter - e se você está na faixa dos 20 aos 30 anos, deve ter assistido ao filme no SBT. Uma das melhores cenas do filme para mim é quando os bandidos estão querendo destruir o carro e o rádio de Christine começa o som de Keep A Knockin' da Suzie Quatro.





Olhos de Gato







Eu já disse aqui, mas repito: eu era fã daqueles filmes de terror antigo, estilo contos da cripta, que era dividido em três histórias. Em Olhos do Gato, temos exatamente isso: três histórias que envolvem um gatinho. A primeira, sobre um homem que tenta parar de fumar e para isso contrata uma bizarra companhia. A segunda, sobre um tenista que tem que vencer um tenebroso desafio imposto pelo marido da sua amante. E por fim, a mais bizarra de todas, a história de um duende que se esconde na parede do quarto de uma menininha. Daqui, somente a primeira e a segunda história foram baseadas em contos do Stephen King, enquanto a outra é original para o filme. Os dois primeiros podem ser encontrados no livro Sombras da Noite, o meu preferido do escritor. Uma curiosidade sobre o filme é a participação do ator James Woods na primeira história e da Drew Barrymore como a garotinha da última (ela já havia feito um filme baseado em outro livro do King: “A Incendiária”. Outro easter egg é a presença de um carro parecido com Christine logo no início do filme.



Cat's Eye (Trailer)



Nevoeiro





Um conto de terror que poderia facilmente ter virado um livro e que rendeu um dos melhores filmes de terror/ficção dos últimos tempos. Quem viu, sentiu um frio na barriga com a cena final que é diferente do livro, inclusa pelo diretor Frank Darabont. De acordo com Stephen King, o filme é baseado num conto com o mesmo nome do livro Tripulação de Esqueletos. Esse filme foi a prova final da sintonia que Darabont tem com King – afinal, ele tinha dirigido dois dramas do autor, mas nenhum terror, e com essa demonstração só me deixou mais confiante em futuras parcerias.





Cemitério Maldito





Um grande filme sobre a volta dos mortos que soube ser desafiador. Afinal, envolve até crianças ( e cá entre nós, eu morria de medo daquele garotinho demoníaco, sempre que ele aparecia). “Cemitério Maldito” é um outro dos filmes baseados em livros do King que viraram cult, inclusive com uma música dos Ramones com o mesmo nome, que todo fã deve lembrar. O longa foi dirigido por Mary Lambert , que conseguiu fazer o filme ter um tom tenebroso. Um fã de filmes de terror tem a missão de ver Cemitério Maldito e entender toda a tradição que envolve os cemitérios indígenas e o medo de enterrar algo neles. Destaque especial à excelente atuação do Fred Gwynne.






Eclipse Total





Um filme parado, que mostra o drama de Dolores Claiborne, uma mulher sofrida interpretada pela brilhante Kathy Bates, que é presa por um crime que não cometeu. O detetive, vivido por Christopher Plummer, busca condená-la de todas as formas por um crime do passado. Pra piorar, ela tem que enfrentar a rejeição da filha Selena (Jennifer Jason Leigh). Quem ainda não viu esse filme deveria correr atrás, é uma história cheia de suspense, drama e muita emoção. Poucas pessoas sabem que foi Stephen King quem escreveu a obra que inspirou o filme, e pouquíssimas pessoas sabem que esse livro está relacionado a outro: Jogo Perigoso, que conta sobre uma mulher algemada em uma cama. Em comum entre os livros está o mau trato dos homens e a força das mulheres.





O quê? Esqueci de algum?

Ah, você leu a lista esperando encontrar “O Iluminado”, do Kubrick, né?
Então, meus amigos, resolvi fazer a lista sem esse filme. Primeiro, porque ele todo mundo já conhece, e depois porque a história foi muito modificada no filme (o que eu acho que o deixa mais distante de ser um livro do King e mais perto de ser uma obra do Kubrick).

Realmente faltaram alguns filmes nessa relação, como “A Hora da Zona Morta”, “It – A obra Prima do Terror” e “Cujo” .

4 comentários:

Gostaria de rever nos dias de hoje, mas quando garoto eu adorei um (acredito que seja) tele-filme chamado "Tempestade do Século". Quando aluguei, acho que o filme tinha por volta de 4h, eram duas VHS's =P

Verdade os filmes baseados em livros dele tem alguns enormes como Rose Red, Tempestade do Século e Fenda do Tempo. O principal motivo é que eles eram mini-séries e viraram filmes

Procurem assistir também VÔO NOTURNO (the night flier) um ótimo e assustador filme de vampiro...