"

terça-feira, 27 de março de 2012

FRITOS NA HORA - A grande virada (2010)

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Filmes que falam sobre a crise que prejudicou os Estados Unidos, estão aos poucos e vagarosamente saindo, esse ano que passou, nós tivemos “Margin Call” e no ano retrasado o documentário “Trabalho Interno”, porém um filme interessante sobre o tema que não vi muitas pessoas comentando foi “A grande virada”.





A história é sobre uma grande corporação, e como ela aos poucos vai se desfazendo de seus funcionários mais antigos em nome de nunca perder dinheiro, desta forma somos apresentados a Bobby Walker (Ben Affleck) um gerente de vendas que é uma dos primeiros a ser demitidos.





Desse cenário coorporativo ainda acompanhamos Gene McClary (Tommy Lee Jones) um dos poderosos da empresa, e é praticamente o único a se importar com os abusivos cortes que a empresa faz, em outra situação temos ainda Phil Woodward (Chris Cooper) um dos mais antigos empregados da corporação, que por já ter uma idade mais avançada se esforça ao máximo para manter seu emprego.


O filme tem uma estrutura diferente de “Margin Call”, aqui o foco fica sobre o personagem de Ben Affleck (apesar do esforço dele, vemos que quase não houve progresso na sua atuação) e como ele aos poucos tem que engolir seu orgulho para sustentar sua família.





Talvez esse seja um dos grandes defeitos do filme, afinal se o foco fosse maior no personagem de Tommy Lee Jones, teríamos uma critica maior aos donos de empresa, afinal é através dos olhos do seu personagem que vemos a hipocrisia das grandes empresas.





“A grande virada” por sua história central sobre um pai de família que busca sobreviver a uma demissão traumatizante é um interessante filme motivacional, e serve muito bem para aqueles que estão desempregados e em busca de uma oportunidade no mercado.

Escrito por Fábio Campos

0 comentários: