"

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FRITOS NA HORA - Vips (2011)

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Contar a história de alguém que realmente existiu enquanto a pessoa está viva é complicado. Imagino como deve ter sido para Toniko Melo com “Vips”, creio que o livro deve ter servido como base para o filme e é uma pena eu não ter lido para fazer uma comparação, levando em consideração que achei o filme bem fraco, e logo mais vou explicar os motivos.





A história é sobre Marcelo Nascimento da Rocha (interpretado por Wagner Moura), um estelionatário que se julga o maior mentiroso do Brasil. O filme conta um pouco de sua vida e como ele aplicou o seu maior golpe, enganando várias pessoas, inclusive algumas celebridades.





O que mais me desagradou no em Vips foi o jeito que a história foi contada. Começa com um grande potencial e acreditei que iria seguir o mesmo caminho de "Prenda-me se for Capaz", mas na verdade ela se concentrou muito em alguns pontos da vida de Marcelo em vez de explorar mais suas mentiras. Para terem uma ideia, mais da metade do filme foca a época em que ele trabalhava com traficantes, já o período realmente interessante da história, que é quando ele começa a assumir identidades, é bem curto e quase nem dá emoção.





Em termos de atuação, Wagner Moura parecia de saco cheio e sem muita vontade no filme e o elenco de apoio quase nem aparecia. Outro detalhe que me irritou era o forte sotaque espanhol dos traficantes, sinceramente em alguns momentos era complicado entender o que diziam.





A minha conclusão é que o filme promete muito e conta pouco, além do que a ideia de vender Marcelo como alguém com problemas ficou forçada, o que poderia funcionar se fosse uma ficção. Na minha opinião só vai gostar quem é fã do ator, quem espera um "Prenda-me se for Capaz" nacional vai ficar na mão.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: