"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FRITOS NA HORA - Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Posted by Pasteleiro On 17:00 1 comentários

Misturar realidade com ficção dá certo? Provavelmente alguém teve um avô contador da historias que quando éramos pequenos enchia nossas cabeças de lendas e causos. A história de "Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas" é praticamente uma ode da relação entre pais e filhos.





O longa conta à complicada relação de Will (Billy Crudup) e Ed Bloom (Albert Finney) seu pai, um grande contador de história que de tanto repetir suas histórias cheia de fantasias acabou irritando o filho, que cresceu frustrado e distante do pai, por ver nele um mentiroso.






O que me impressiona no filme é que os elementos de fantasia e realidade são muito ligados em diversos momentos não sabemos se as histórias contadas por Ed são realmente verdadeiras, um dos momentos que mais demonstra essa situação é na cena que Will vai limpar a piscina e um peixe se movimenta na agua, fazendo alusão às histórias de seu pai.





Outros elementos curiosos da história e parte sobre a cidade de Spectrum aonde conhecemos diversos personagens que aparecem em outros momentos da história como o poeta/ladrão e investidor Norther Winslow (Steve Buscemi) e a menina/velha Jenny (Helena Bonham Carter).

O interessante é a explicação que temos para a personagem dela que aparece na trama ora como uma bruxa que Edward Bloom encontra na infância e ora como uma menina que ele encontra como adulto.






Interessante também é a participação do personagem de Danny DeVito que é um dono de circo ambicioso (semelhante ao de "Agua para Elefantes") que explora o personagem de Edward Bloom ao extremo, mas que apos ter seu segredo revelado se mostra um homem de bom coração, ai claramente temos uma metáfora que o Edward mais velho fez com a relação com seu patrão.





Um personagem que assusta é o de Matthew McGrory que interpreta Carl o Gigante, o ator que é falecido (morreu em 2005 de causas naturais) tinha 2,29 metros de altura, e participou de outros filmes como "Rejeitados Pelo Diabo".





Recomendo Peixe Grande para quem quer relembrar seus tempos da Disney clássica em que magia e realidade eram quase uma coisa só, o interessante para mim do filme é que o final não chega a ser triste no fim, as fantasias de Bloom acabam deixando a cena final mais fantástica.


Texto escrito por Fábio Campos

1 comentários:

Na minha humilde opinião, a grande obra-prima do Tim Burton, pois mostrou que não é só de bizarrice que ele é feito. Conseguiu fazer um lindo filme sobre relacionamento pai e filho e o tom lúdico traz um aspecto mágico diferente de tudo que já vi em filmes deste gênero.

Ian McGregor também está bem no filme, mostrando que pode ser muito versátil.

O final é sublime e me fez chorar como poucos filmes me fizeram. está no meu top 10 filmes mais bonitos que assisti.