"

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DOCES DA MARINA - Histórias Cruzadas (2011)

Posted by Pasteleiro On 10:00 1 comentários

Indicado ao Oscar em três categorias, Histórias Cruzadas conta a história das empregadas domésticas na década de 60, uma época em que o racismo reinava nas ruas de Mississipi e que essas trabalhadoras não tinham nenhuma perspectiva de vida. Porém, Skeeter (Emma Stone), revoltada com as atitudes da sociedade, decide escrever um livro com histórias contadas pelas próprias empregadas, sobre os ultrajes de suas patroas.





As indicações para Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Chastain e Octavia Spencer) são mais do que merecidas. Aliás, todas as atrizes do elenco estão fantásticas, mesmo as que não foram indicadas. Viola me emocionou muito durante a maioria de suas cenas, e Octavia e Jessica, mesmo com toda a trama triste e revoltante do filme, conseguiram me fazer rir e aliviar a tensão.





O roteiro do filme faz com que o espectador pense sobre a situação dos negros, sobre a posição degradante que eram obrigados a ocupar e também mostra todas as humilhações que as empregadas sofreram das suas ‘elegantes’ patroas. Todas essas mulheres negras são batalhadoras no filme e tem a chance, graças a Skeeter, de colocarem todo o seu sofrimento para fora. Mesmo que anonimamente.





Indico esse excelente filme a todos que gostam de uma boa história, com conteúdo e boas atuações. Histórias Cruzadas está de parabéns, e conseguiu me emocionar fácil, já na primeira meia hora. Use essa trama também para refletir e pensar no racismo do nosso dia-a-dia, que mesmo em menor escala, ainda existe infelizmente.


1 comentários:

Me faz lembrar de Pequena Abelha.