"

terça-feira, 24 de maio de 2011

SUCOS DO RODRIGO - 5 discos para entender o Britpop

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Quando o Grunge surgiu o mundo todo parou e só ouvia o som vindo de Seatle e usando camisas de flanela, correto? Não! Uma parte se entregou a melodias e sons com influência do rock britânico dos anos 70, esse era o movimento chamado Britpop!

Aqui vai uma lista com 5 discos fundamentais para entender esse estilo:


1-Blur- Parklife:





Só Girls and boys já fariam qualquer banda ser julgada por uma única música, mas o Blur foi além e entregou um disco variado que ia de influências de Bowie passando por The Kinks!End of the Century e Parklife se tornaram hinos e fizeram do disco um dos grandes daquele ano!





2-Oasis-What´s the story(Morning Glory)





Nesse momento tínhamos de um lado os garotos de classe média e com ensino superior do Blur e do outro os proletários do Oasis, que embate!

Sorte do mundo que pode ouvir uma disputa linda pelo melhor disco, nessa os Irmãos Gallagher levaram a melhor.

Tudo em WTSMG é perfeito, até as vinhetas são perfeitas introduções para o que veremos a frente, simplesmente o melhor disco dos anos 90, será?Talvez...





3-Primal Scream- Screamadelica





Um disco que vai do funk ao eletrônico, passando pelo Shoegazer e o rock mais raiz, não poderia passar despercebido!

Screamadelica é um caldeirão fervendo de novidades para aquele momento, não pode ser ouvido separado, as faixas têm que ser tocadas todas de uma só vez, para que a viagem tenha começo, meio e fim!





4-Placebo-Without you I´m Nothing





Algo errado, Placebo invés de outras bandas de mais expressão? Sim, pois nesse disco o trio conseguiu unir o americanismo indie com o rock inglês com primazia fato que não acontecia há uns bons anos no rock mundial!

A faixa titulo com David Bowie e Every me Every you já fazem dele um clássico instantâneo, fora You don´t cara about us que é imbatível!

Um bom documento do que o rock inglês pode fazer.





5-Suede-Suede
http://www.blogger.com/img/blank.gif




Bowie e T-Rex a enésima potência! Animal Nitrate quebrando e fazendo todos irem as lágrimas, um novo Smiths?Não, menos...bem menos!Mas com grande impacto, esse disco é uma prova viva da qualidade que os ingleses colocavam em suas músicas!


0 comentários: