"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MODA DA CASA - Filmes com Ruanda

Posted by Pasteleiro On 17:00 4 comentários

Retratar um momento histórico polêmico de maneira imparcial é complicado, filmes sobre a 2º Guerra e o Holocausto estão aí para provar. Situações como a Guerra do Golfo, Afeganistão e Iraque estão chegando aos poucos no cinema e em todos os casos temos o Estados Unidos como foco.





Por isso, ao assistir diversos filmes sobre o Genocídio em Ruanda, resolvi escrever esse post mostrando diversos longas que utilizaram este tema, dos mais famosos aos desconhecidos.

Antes de começar, vou explicar um pouco sobre esse massacre: Em 6 de Abril de 1994, Juvénal Habyarimana e Cyprien Ntaryamira, o presidente do Burundi, foram assassinados quando seu avião foi atingido por fogo ao aterrissar em Kigali. Durante os três meses seguintes, os militares e milicianos ligados ao antigo regime mataram cerca de 800 000 tútsis e hutus oposicionistas, naquilo que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda.

Vou começar a lista com o filme mais famoso da lista:


Hotel Ruanda





O filme, em tom bem dramático e baseado em fatos reais, conta a história do gerente de hotel Paul Rusesabagina (Don Cheadle). A trama é muito bem desenvolvida fazendo uma crítica à ação da ONU e exaltando a coragem de Paul, que abrigou vários refugiados no hotel durante o Genocídio e, assim, salvou 1268 pessoas.





Tiros em Ruanda





Nesse filme o Genocídio tem um tom mais forte com cenas chocantes. A história é sobre o massacre ocorrido na Escola Técnica Oficial. Nesse cenário, somos apresentados ao caridoso padre inglês Christopher (John Hurt) e ao seu ajudante Joe Connor (Hugh Dancy).





Tensão em Ruanda





Com um contexto de um romance em meio à revolta, o filme conta a história de um casal que se separa durante o genocídio: Bernard Valcourt (Luc Picard) é um jornalista que se apaixona pela garçonete Gentille (Fatou N'Diaye), porém, ele acaba tendo que deixar o país e se separar do seu amor.





A História de um Massacre





O mais acido dos 4 filmes, conta a história real de Romeo Dallaire (Roy Dupuis), um oficial canadense enviado à Ruanda pela ONU, tentando de todas as formas evitar que o conflito se torne uma tragédia. A perspectiva de um homem lutando de todas as maneiras para proteger um povo sem o apoio de ninguém é muito tocante e torna mais forte a trama.





E aí, gostaram da relação? Ou acham que faltou algum filme?

4 comentários:

Existe um filme sobre o massacre de Ruanda, não me lembro o nome do filme ,
mas é uma historia de um casal um é tutsi e o outro hutu com filhos Ele sobrevive e vai ao julgamento do irmão que era radialista e incentivador a intolerância entre as etnias. Fime muito bom.

Sério? Vou buscar esse filme para comentar aqui. Valeu pela dica

O nome do Filme é "Abril Sangrento"...

Hum muito bom, vou buscar para assistir valeu pela dica :D