"

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - Um crime americano

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Sabe quando você assiste um filme que te perturba, porém mesmo assim você gosta? Essa é a minha avaliação imediata do filme "Um crime americano".





A história é sobre duas irmãs, Sylvia (Ellen Page) e Jennie Likens (Hayley McFarland), que tem pais que trabalham no circo e após uma viagem decidem deixar as duas sob os cuidados de uma mulher chamada Gertrude Baniszweski (Catherine Keener) mãe de 6 filhos, que de gentil se transforma em uma mulher perturbada e demoníaca.





O filme se passa em dois períodos, um no tribunal durante o julgamento dos acusados e outro na época do crime em que vai transcorrendo a trama. Comecei assistindo com os avisos de amigos que veria cenas fortes e de fato em alguns momentos fiquei chocado com a crueldade das pessoas. Em menor escala, a casa de Gertrude me lembra a vila do filme Dogville em que todos participam dos crime ou se mantém omissos a realidade, porém nesse caso a grande influência é a personagem de Gertrude.





A atuação de Catherine Keener é assombrosa e em alguns momentos eu fiquei confuso se de fato a personagem atuava por ódio ou se tinha algum desequilíbrio mental. Apesar de sua grande atuação, não posso dar o mérito para ela de ser a grande atração do filme pois Ellen Page está fenomenal no papel de Sylvia. As humilhações e torturas que sofre e sua voz em off ao fundo são essenciais a trama. Eu já havia admirado seu trabalho em "Menina Má.com" em que mostrou sua habilidade de ser fria, já neste filme vemos um lado mais sensível.





O filme é muito bom e em algumas partes me lembra "Um Olhar do Paraíso", que também tem um tema forte, porém o grande diferencial entre eles é sabermos que nessa história os fatos são reais. Aquela maldade e a indiferença das pessoas realmente existiu, o que torna tudo mais chocante. Recomendo o filme para quem gosta de ver filmes baseados em histórias reais e com o lado mais cruel do ser humano. Abaixo algumas fotos das pessoas em que foram baseados o filme:

Gertrude





Sylvia Marie Likens e Gertrude






Jenny Richard Hobbsand e John Baniszewski


0 comentários: