"

quarta-feira, 4 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - A Sombra de Uma Dúvida

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Assistir um filme antigo é sempre descobrir algo novo, no feriado de Páscoa resolvi buscar alguns filmes que estavam na seleção dos 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, então fiz uma lista e fui à locadora, aluguei um total de 7 filmes, e, aos poucos, postarei as críticas de alguns deles no blog.





O mais antigo se chama “A sombra de uma dúvida”, uma história simples para os padrões atuais, mas que na mão de Hitchcock se torna uma trama sombria sobre as faces de um criminoso. O filme conta a história de Charlie (Teresa Wright) () uma menina simples de uma cidade do interior. A moça não anda muito feliz com sua vida tediosa, está cansada de ver a mãe sempre trabalhando em casa, o pai chegando tarde do banco e seus irmãos mais novos sempre intrometidos e metidos a espertos... Porém, a vida de todos está para mudar com a chegada do Tio Charlie (Joseph Cotten). (a história contada dessa forma parece um conto da Disney, estilo Mary Poppins, mas, aos poucos, vamos descobrindo que o Tio Charlie não é um cara bonzinho e tem um terrível segredo.)





O que faz o filme ser tão bom não é tanto o suspense, pois desde o início temos uma noção de que o Tio Charlie não é uma pessoa tão boa. O que chama a atenção são, em primeiro lugar, os personagens: o pai de Charlie e seu amigo que adoram bolar maneiras de cometer o crime perfeito (esses personagens lembram a famosa dupla de Festim Diabólico) e Ann (Edna May Wonacott), a irmã metida à esperta de Charlie que está sempre lendo os livros. E, em segundo lugar, as pequenas nuances da história, como a explicação do motivo do Tio ter se transformado. É curioso que Hitchcock tenha feito a ligação do acidente com a mudança de personalidade.





O filme é em preto e branco, mas não perde nada por isso e eu recomendo para quem gosta de suspense. A trama pode parecer boba para os dias atuais, mas com certeza tem seus méritos para ter se tornado um clássico.


0 comentários: