"

sexta-feira, 6 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - Festim Diabólico

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Em uma época em que a influência da televisão e da internet são apontadas como causadoras de várias tragédias e de transtornar personalidades, "Festim Diabólico" foi um pioneiro nesse campo.





A história do filme mostra dois jovens que assassinam um amigo, o estrangulando com uma corda e o colocam em um baú. Buscando conseguir um prazer diabólico, eles promovem uma festa com conhecidos do amigo que mataram e usam o baú como mesa de centro. Entre os convidados se encontra o professor Rupert Cadell (James Stewart) um homem determinado a defender o ato de cometer um assassinato como uma arte, e que sem saber, serviu de inspiração do crime.





A trama é agonizante. Os atores que fazem os papéis principais John Dall como Brandon Shaw e Phillip Morgan como Farley Granger são um show a parte, não sei se conveniente ou não Hitchcock insinua que ambos são algo além de um casal de amigos. Já James Stewart é um grande ator que me conquistou desde o clássico "A Felicidade não se Compra" e que faz muito bem seu papel, dominando a cena em alguns momentos.





O mais impressionante de tudo é que o filme é baseado em fatos reais, especificamente no caso Leopold e Loeb dois estudantes que mataram um amigo em busca de cometer o crime perfeito. Nesse caso verídico, tiveram como inspiração Nietzsche e sua teoria do super-homem , que inclusive é citada no filme.

Ao final da história podemos ver um reflexo do que se tornaria a sociedade com jovens se corrompendo em busca de atrair a atenção de alguém.





Com certeza uma obra prefeita que, apesar de curta e com uma simplicidade impressionante, desperta uma tensão enorme.

0 comentários: